sábado, 1 de setembro de 2012

ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE CAI PARA 0,5 EM SARANDI

A coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Sarandi fez o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Liraa) no município. Foi o terceiro levantamento realizado em 2012.
  Segundo Joeval Ferreira Machado, coordenador da dengue em Sarandi, a cidade intensificou as visitas nos domicílios, conseguindo baixar os níveis de infestação das larvas do mosquito. A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná anunciou que 18 cidades correm o risco de epidemia, e Sarandi não está mais entre as cidades com risco de epidemia o índice de infestação foi de 0,5.
     Joeval conta que a situação estava critica no município porque não havia agentes trabalhando. “Nós não tínhamos pessoal trabalhando, a secretaria determina que seja feita durante o ano 6 visitas aos domicílios. A administração contratou pessoal, nós colocamos nossas equipes nas ruas e já fizemos 4 visitas nas casas, e já estamos na quinta. A maioria dos moradores estão colaborando, já entenderam que manter os quintais limpos é questão de saúde para todos. Nos casos em que a pessoa não cuida do quintal e nós encontramos as larvas do mosquito, nós notificamos o morador damos um prazo para que o quintal seja limpo e passamos o caso para a vigilância sanitária que tem o poder de multar. Agora no início do verão vamos fazer mais mutirões como fizemos no inicio e vamos visitar mais vezes as casas. A determinação da administração é manter o mosquito da dengue longe da nossa cidade. Hoje nós contamos com 50 agentes trabalhando diariamente e vamos chamar mais 6 para completar o quadro”,explicou o coordenador.
  Os resultados do Liraa, em Sarandi na primeira medição o índice de larvas do mosquito foi de 5,5, o segundo foi de 3,2 e o terceiro feito em julho foi 0,5, o menor já registrado no município. 


FONTE: Assessoria de Comunicação de Sarandi

0 comentários:

Postar um comentário