quinta-feira, 21 de junho de 2012

PARANÁ - CHUVA AFETA 57 MIL PESSOAS EM 17 CIDADES

Em Jataizinho, o rio que leva o nome da cidade transbordou
A chuva contínua que atinge o Paraná desde segunda-feira afetou a vida de 57,6 mil pessoas em todo o estado – 50 mil só em Londrina –, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. O número de municípios que relataram problemas com alagamentos, enxurradas e deslizamentos subiu para 17 – a maioria nas regiões Norte, Noroeste e Norte Pioneiro.
No total, 128 casas foram danificadas e seis, destruídas. São 496 pessoas desabrigadas (que tiveram de ser levadas para abrigos públicos) e 817 desalojadas (removidas para a casa de parentes ou amigos). Pelo menos seis rodovias tiveram trechos bloqueados totalmente ou parcialmente em virtude de água na pista ou desmoronamentos.
A cidade que concentra o maior número de desabrigados, segundo a Defesa Civil, é Bandeirantes. O município sofre as consequências de fortes enxurradas, que afetaram mil pessoas. Destas, 695 foram obrigadas a deixar suas casas e ir para a residência de parentes. Outras 150 estão em abrigos públicos.
Já Londrina decretou situação de emergência por causa das chuvas. A cidade sofre com alagamentos, que interditaram ruas e provocaram danos em 27 unidades escolares. Dois parques estão interditados. De acordo com a estação meteorológica do Iapar, só na terça-feira choveu mais de 200 milímetros em Londrina.
O volume de chuvas em todo o mês de junho, 340 milímetros, já é 290% maior que a média esperada para todo o mês, de 87 milímetros. O número ultrapassou o antigo recorde registrado pela estação, que era de 161 milímetros em junho de 1997.
Segundo o prefeito Barbosa Neto, foi a pior chuva registrada na cidade desde a inauguração da estação meteorológica, na década de 1970. “Graças a Deus não houve nenhum caso grave, nenhuma família desabrigada, porque mais de 1 mil famílias foram retiradas de fundos de vale”, afirmou. A instabilidade e a neblina fecharam o Aeroporto José Richa pelo 3.º dia seguido. 

Rio Tibagi

Outra cidade bastante atingida é Jataizinho, também no Norte. O volume de água no Rio Tibagi ficou tão alto que quase cobriu a ponte na rodovia BR-369, que cruza o rio. Por causa do excesso de água, o Rio Jataizinho, afluente do Tibagi, não conseguiu escoar e acabou transbordando. Cerca de 240 pessoas estão desabrigadas no município e 80 casas foram danificadas, segundo o balanço da Defesa Civil.
Mas o coordenador da Defesa Civil em Jataizinho, Dorival Duarte, acredita que haja mais pessoas desalojadas. 


FONTE: Gazeta Maringá

0 comentários:

Postar um comentário