quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"A POPULAÇÃO TEM QUE COLABORAR", DIZ O SECRETÁRIO DE SAÚDE MARCOS AURÉLIO ROSA

Marcos Aurélio da Rosa  >>  Secretário de Saúde de Sarandi


Quais as estratégias para reduzir o número de focos do mosquito da dengue em Sarandi?


Nós já começamos, na última sexta-feira, quando visitamos os cinco bairros com maior índice de infestação (Jardim Independência, Centro, Jardim Novo Paulista, Jardim Paulista e Parque São Pedro). Distribuímos 3 mil sacos de lixo e panfletos para a população. Colocamos cartazes em escolas, postos de saúde e comércio. Para janeiro, estamos programando dois mutirões, um na ala norte e outro na sul.

O que aconteceu para que o índice chegasse a 6,2%?


Os agentes ambientais vão nas casas, orientam e conversam. Toda a parte de estratégia é realizada, mas a população tem que colaborar, sem a colaboração fica difícil. Na semana passada, uma pessoa não quis que os agentes entrassem no terreno dela. Tivemos que chamar a polícia. E aí sim ela liberou a entrada dos agentes. A maioria da população ajuda muito, mas existe uma minoria que acaba atrapalhando. Uma casa que tem foco já é problema, o que dirá uma cidade de quase 90 mil habitantes.

O município está preparado para combater a dengue?


Temos agentes ambientais (são 44) que já foram treinados e aprovados em concurso. São todos concursados. Até então, eram feitos testes seletivos e o agente ficava 2 anos e quando estava capacitado tinha que sair. É importante dizer que, em 2010, foram 2.400 casos confirmados de dengue. Em 2011, são 60. Houve diminuição considerável em função do trabalho realizado, apesar de o índice hoje estar alto.

FONTE: O Diário

1 comentários:

desculpas esfarapadas
a dengue toma conta porque não tem fiscalização enem roçada
o povinho
ganha um horor para se cesculpar
vergonha!

Postar um comentário