domingo, 30 de janeiro de 2011

30 DE JANEIRO - MARIA LUÍSA MENDONÇA COMPLETA 41 ANOS


Maria Luísa Mendonça nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de janeiro de 1970. 

Na sua sólida formação teatral, cursou o Teatro Tablado e a Cal, no Rio de Janeiro, e ainda a École Internationale de Mime e a École Internationale de Théâtre Jacques LeCoq, ambas em Paris.

Maria Luisa Mendonça começou a carreira artística no teatro em 1987, interpretando a personagem Alaíde, em “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Carlos Wilson. Com o diretor Moacyr Góes, atuou em “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, e “Romeu e Julieta” (1992), de William Shakespeare, no papel de Julieta. Ainda no teatro, fez o monólogo, “Valsa no. 6” , de Nelson Rodrigues, sob a direção de Cristina Ribas, em 1994. 

Em 2003, a atriz esteve nos palcos com a montagem de “Os Sete Afluentes do Rio Ota”, de Robert Lepage, peça de cinco horas de duração onde a atriz interpretou cinco papéis diferentes, sob a direção de Monique Gardenberg.

Em 2005, Maria Luiza Mendonça estreou à frente da produção no espetáculo “Essa nossa juventude”. A peça, do americano Kenneth Lonergan, recebeu duas indicações ao prêmio Shell.

Na televisão, Maria Luisa estreou com notoriedade interpretando um personagem difícil de ser esquecido: a hermafrodita Buba na novela “Renascer”, de Benedito Ruy Barbosa. Seguiram-se outros dois personagens bastante controversos na TV: a homossexual Letícia, de “Engraçadinha”, e a neurótica Vera, de “Explode Coração”.

Em 1996, estrelou a romântica Margarida em “A Muralha”, de Maria Adelaide Amaral. Atuou, ainda, na minissérie “Os Maias”, de Eça de Queiroz. 

Maria Luisa fez participação de destaque em especiais da Rede Globo e programas de humor, como “A Diarista”, “Os Normais”, “A Grande Família” e “Minha Nada Mole Vida”.

Seus mais recentes trabalhos em televisão foram “Os Contos da Meia-Noite”, para a TV Cultura, a minissérie “Um Só Coração” e uma participação na novela “Senhora do Destino” (2004). 

Em 2007, Maria Luisa também participou de “Mandrake”, a primeira série nacional do canal a cabo HBO.

Estreou no cinema como protagonista em “Coração Iluminado”, de Hector Babenco, no papel de Ana. Por sua atuação recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Atriz.

Ainda com Babenco, trabalhou em “Carandiru”, como Dalva, em 2002. Também atuou em “Três Marias” , de Aloizio Abranches. Em 2005, protagonizou o longa-metragem “Jogo Subterrâneo”, de Roberto Gervitz, no papel da protagonista Ana.

Em 2007, Maria Luísa Mendonça teve ótima atuação em participação pequena, mas intensa, em “Querô”, o longa-metragem de Carlos Cortez. Também em 2007 participou de “O Magnata”, roteiro do cantor Chorão.

Em 2008 a atriz integrou o elenco da minissérie “Queridos Amigos” (Globo) e fez uma participação no programa "Dicas de Um Sedutor".

Nos cinemas, dois lançamentos de 2008 trazem a atriz de volta às telonas:"Nossa Vida Não Cabe Num Opala" e "A Mulher do Meu Melhor Amigo". E, logo no início de 2009, Maria Luísa está em mais uma produção nos cinemas: "Se Eu Fosse Você 2". Também em 2009, a atriz faz uma participação no filme "A Mulher Invisível", de Cláudio Torres e integra o elenco da novela "Viver a Vida", da Rede Globo.

FONTE: MULTIPLY

0 comentários:

Postar um comentário